As mentiras estão profundamente enraizadas na política dos EUA, e o país mentirá sobre qualquer coisa "para conseguir o que quer", disse o porta-voz do Ministério da Defesa da China, o coronel Zhang Xiaogang, em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.
Em resposta a uma pergunta sobre o lançamento de uma nova doutrina do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, chamada Deception, o porta-voz do Ministério chinês disse que os EUA são "mentirosos e espalham boatos" e que isso "acelerará a erosão de sua credibilidade". "Os Estados Unidos há muito tempo são, sem dúvida, um império de mentiras", observou o coronel, acrescentando que as 'operações de enganação' de Washington não se limitam ao âmbito militar.
O porta-voz enfatizou que as pessoas só podem ser enganadas por um tempo, não para sempre, e instou os EUA a corrigir "imediatamente" suas irregularidades, bem como a parar de espalhar desinformação e difamar a política da China. De acordo com o porta-voz, é fundamental que as autoridades dos EUA deem uma explicação clara à comunidade internacional sobre sua estratégia de "enganação" o mais rápido possível.
No mesmo dia, Zhang, em resposta às acusações da OTAN contra a China de que ela havia se tornado uma "facilitadora decisiva" do conflito ucraniano, enfatizou que é a Aliança Atlântica que frequentemente espalha uma "retórica beligerante" e se tornou uma "máquina de guerra e caos", com a China como "antagonista imaginário".