Maior emissora de TV fechada do Brasil veiculou reportagem enganosa, apontam especialistas

Reportagem da GloboNews afirma que brasileiros perderam metade de seu poder de compra em uma década.

Na segunda-feira (23/1) foi ao ar, na emissora GloboNews, uma reportagem afirmando que o poder de compra do brasileiro caiu quase pela metade em dez anos. Especialistas, contudo, rapidamente observaram que a notícia possui teor enganoso.

"Eles deflacionaram a série duas vezes. Além disso, a série original usada não faz sentido para medir a renda familiar", observou um economista.

"Simplesmente, confundem poder de compra da moeda, com poder de compra do brasileiro, como se a renda nominal no período tivesse ficado parada (pegaram o salário médio real da PNAD e deflacionaram de novo)", informou outro usuário.

Apesar de a reportagem alegar ter usado dados coletados pelo IBGE como base, ela oferece um levantamento enganoso, uma vez que se observados os ganhos reais nos salários brasileiros indicados pela instituição, constata-se que eles mantiveram-se estáveis:

A população brasileira acredita cada vez menos no noticiário tradicional, segundo uma pesquisa realizada pela Reuters Institute e a Universidade de Oxford. Desde 2015, o percentual geral de confiança da população brasileira na imprensa caiu de 62% para 43%