Um grupo de cientistas russos desenvolveram o primeiro modelo de inteligência artificial (IA) do mundo com a capacidade de se adaptar a novas tarefas sem a necessidade de treinamento adicional, economizando tempo e recursos, informou o banco comercial russo T-Bank na quinta-feira.
De acordo com os pesquisadores, os sistemas de IA anteriores podiam executar um determinado conjunto de ações, dependendo das informações que recebiam previamente. Entretanto, se esses sistemas tivessem que executar novas tarefas, teriam que ser treinados novamente do zero, o que significava o uso de recursos financeiros e de computação adicionais.
O novo modelo desenvolvido por especialistas do laboratório de pesquisa de IA do T-Bank e do Instituto AIRI de Moscou, chamado 'Headless-AD', possibilita a criação de sistemas de IA que podem se adaptar ao seu ambiente, bem como a novas tarefas, sem intervenção humana.
De acordo com os criadores do Headless-AD, o modelo é capaz de executar até cinco vezes mais ações do que as incluídas durante o processo de treinamento, mantendo a qualidade de sua execução sem consumir recursos adicionais de computação. Isso permite que ele seja implementado em aplicativos de forma rápida e econômica.
Ao mesmo tempo, os cientistas explicaram que seu novo modelo pode ser usado em uma variedade de cenários potenciais, desde naves espaciais até assistentes robóticos domésticos. Os resultados experimentais do modelo foram apresentados na Conferência Internacional sobre Aprendizgem Automática (ICML), realizada esta semana em Viena, capital da Áustria.