Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ganha título de Patrimônio Natural da Humanidade

Agora o Brasil possui 24 locais na lista do Patrimônio Mundial, sendo oito deles reconhecidos como Patrimônio Natural.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi declarado um Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), nesta sexta-feira, em Nova Delhi, na Índia.

"O Brasil é um país rico em belezas naturais, e este reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial aumentará significativamente a sua visibilidade global, atraindo turistas de todas as partes do mundo", declarou o ministro do Turismo brasileiro, Celso Sabino, acrescentando que, além de ganhar o prestígio internacional, o título ajudará preservar o local.

Segundo o ministro, o parque é popular entre os ecoturistas devido às suas paisagens e vida selvagem, já que ocupa uma área de 155 mil hectares com dunas e lagoas de água doce formadas pela chuva.

"Com o título de Patrimônio Natural da Humanidade, essa unidade de conservação receberá ainda mais atenção para a prevenção de seus recursos naturais e biodiversidade, assegurando que futuras gerações possam continuar a desfrutar de suas paisagens únicas e ecossistemas ricos", sublinhou Sabino.

Com a inclusão dos Lençóis Maranhenses, o Brasil possui agora 24 locais na lista do Patrimônio Mundial. Oito deles são reconhecidos como Patrimônio Natural: Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento (BA/ES), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO).