São Paulo registra menor patamar de roubos na série histórica em 10 anos

Segundo a prefeitura, foram contabilizados 59 mil registros no primeiro semestre, 12.6% a menos do que no mesmo período no ano passado.

No primeiro semestre de 2024, a capital paulista registrou uma queda de homicídios, estupros e crimes patrimoniais, como furtos e roubos em geral, informou na quinta-feira o Governo do estado.

De acordo com as informações, foram contabilizados 59.751 boletins de roubos durante o período, comparados a 68.403 casos registrados em 2023, o que marca uma queda de 12.6% nos registros.

Portanto, o estado registrou o menor índice de roubos para o período desde 2014.

No que se refere ao roubo de veículos, o número registrado foi também o menor da história, com 6.093 notificações até junho, representando uma redução de 18.3%.

"Os números mostram o resultado da estratégia adotada para combater os crimes patrimoniais. Houve aumento do policiamento em todas as regiões e a Polícia Civil ampliou as investigações, combatendo não só receptadores, mas os desmanches que lucram com a atividade ilícita", ressaltou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Além dos roubos e furtos, a cidade de São Paulo registrou uma queda de 10% nos crimes de homicídio no primeiro semestre, com 222 mortes no período. Os casos de estupro também recuaram, com 1.441 queixas, número 4,6% inferior ao registrado em 2023.