Notícias

Trump para Zelensky: "A Rússia derrotou Hitler e Napoleão, é uma máquina de guerra"

Candidato republicano à Presidência dos EUA exortou o líder do regime de Kiev a "acabar com essa guerra".
Trump para Zelensky: "A Rússia derrotou Hitler e Napoleão, é uma máquina de guerra"Gettyimages.ru / Brandon Bell

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu a Vladimir Zelensky, em uma conversa telefônica, que encerrasse o conflito militar com a Rússia, lembrando-o das grandes vitórias militares da "máquina de guerra" russa.

"O presidente Zelensky me ligou [...] e eu disse: 'Temos que acabar com essa guerra. [A Rússia é uma máquina de guerra. Vocês estão enfrentando uma máquina de guerra'", disse Trump em uma entrevista à Fox News, respondendo à pergunta sobre se ele deixará de financiar a Ucrânia caso se torne presidente. "Eles derrotaram Hitler, derrotaram Napoleão. Eles estão lutando uma guerra", acrescentou.

O candidato republicano afirmou que o Exército russo tem "milhões de minas e milhares de tanques", enquanto "aquela ofensiva de primavera [das Forças Armadas ucranianas] nunca aconteceu".

Também citou as políticas do atual presidente dos EUA, Joe Biden, como um dos motivos do conflito, dizendo que ele poderia ter sido facilmente evitado. "É um desastre, nunca deveria ter acontecido. Biden nunca deveria ter permitido que isso acontecesse. Essa foi uma parada fácil. Não tinha nenhuma chance de acontecer. E isso não aconteceu durante meus quatro anos", declarou.

A conversa telefônica entre Trump e Zelensky ocorreu em 19 de julho e foi o primeiro diálogo entre os dois políticos desde o início da operação militar especial russa. Em uma entrevista à BBC, este último apontou que uma vitória do candidato republicano nas eleições americanas em novembro seria um cenário difícil para seu país, mas que os ucranianos estão preparados para isso.