Notícias

UE envia à Ucrânia a primeira parte de ajuda proveniente de ativos russos congelados e Kremlin promete resposta

"A UE apoia a Ucrânia. Hoje estamos transferindo 1,5 bilhão de euros da renda de ativos russos congelados para a defesa e reconstrução da Ucrânia", escreveu a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
UE envia à Ucrânia a primeira parte de ajuda proveniente de ativos russos congelados e Kremlin promete respostaGettyimages.ru / Johannes Simon

A Uniao Europeia enviará à Ucrânia a primeira parcela de 1,5 bilhão de euros em ajuda militar proveniente da renda dos ativos congelados russos, manifestou a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em sua conta do X nesta sexta-feira.

"A UE apoia a Ucrânia. Hoje estamos transferindo 1,5 bilhão de euros da renda de ativos russos congelados para a defesa e reconstrução da Ucrânia", escreveu ela.

Segundo um comunicado publicado nesta sexta-feira pela Comissão Europeia, Kiev não receberá esses fundos diretamente.

"Esse dinheiro será enviado por meio do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz e do Mecanismo da Ucrânia para apoiar as capacidades militares do país, bem como para contribuir para sua reconstrução", diz a publicação.

Por sua vez, o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov qualificou essa decisão como ilegal, alegando que "essas medidas da Comissão Europeia não ficarão sem resposta".

"Esta não é uma ocasião para uma reação imediata, é uma ocasião, é claro, para ações ponderadas em resposta a essas decisões ilegais que estão sendo implementadas pela União Europeia. Essas ações certamente ocorrerão, mas devem ser bem pensadas, devem corresponder totalmente aos nossos interesses", declarou Peskov aos repórteres nesta sexta-feira.