Notícias

Kiev derruba avião militar que transportava prisioneiros de guerra ucranianos

Uma comissão das Forças Aeroespaciais Russas foi ao local para determinar as causas do acidente.
Kiev derruba avião militar que transportava prisioneiros de guerra ucranianosCaptura de tela

Um avião de transporte militar Il-76 caiu na província russa de Belgorod na quarta-feira, informou o Ministério da Defesa da Rússia.

O ministério disse que a bordo da aeronave estavam "65 prisioneiros de guerra das Forças Armadas da Ucrânia, que estavam sendo transportados para a província de Belgorod para uma troca, seis membros da tripulação do avião e três acompanhantes".

Uma comissão das Forças Aeroespaciais Russas foi ao local para determinar as causas do acidente.

Um vídeo que supostamente mostra o momento do acidente foi postado nos canais do Telegram. No entanto, a veracidade da filmagem ainda não foi confirmada.

O governador local, Vyacheslav Gladkov, comunicou em seu canal no Telegram que o avião caiu em um campo próximo a um vilarejo, acrescentando que a área foi isolada.

Todas as pessoas a bordo morreram, disse ele.

A Ucrânia foi informada sobre a rota do avião


Evgeny Popov, deputado da Duma, a câmara baixa do parlamento russo, disse que a Ucrânia havia sido informada sobre a rota do Il-76 com prisioneiros de guerra a bordo.

No contexto do acidente, o presidente da Duma, Vyacheslav Volodin, propôs a preparação de um apelo ao Congresso dos EUA e ao Bundestag alemão para que "os deputados finalmente abram os olhos [e vejam] quem eles estão financiando, quem eles estão ajudando".

Notavelmente, após o surgimento das primeiras informações sobre o acidente, a mídia ucraniana Ukrainskaya Pravda informou, citando suas fontes, que o avião foi abatido pelas Forças Armadas da Ucrânia. Também informou que a aeronave estava transportando mísseis para sistemas S-300. No entanto, a menção à responsabilidade do exército ucraniano foi removida depois que se soube que havia prisioneiros de guerra ucranianos a bordo.