Notícias

Politico: Israel pressiona secretamente os EUA para acelerar o envio de armas

A solicitação israelense ocorre em um momento caótico na política dos EUA, enquanto o presidente Joe Biden elabora suas metas para os últimos meses de seu mandato, após a saída da corrida presidencial.
Politico: Israel pressiona secretamente os EUA para acelerar o envio de armasGettyimages.ru / Kent Nishimura

O país judeu está intensificando a pressão sobre o Governo de Joe Biden e sobre o Congresso para acelerar a autorização de fornecimento de armas, informou na quinta-feira o jornal Politico, citando fontes familiarizadas com o assunto.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discursou em uma reunião conjunta do Congresso no Capitólio, em Washington. De acordo com as informações do jornal, após o discurso de Netanyahu aos legisladores norte-americanos, a delegação israelense entregou ao Congresso uma lista de sistemas de armas necessárias para o Estado judeu,cujas entregas querem acelerar.

Como observam as fontes citadas, Israel está interessado em obter a aprovação imediata das autoridades americanas, que têm apoiado consistentemente seus objetivos militares contra o Hamas e o Hezbollah.

Nesse contexto, segundo a publicação, o presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, Michael McCaul, afirmou que a aprovação informal para a transferência de armas já foi dada. "Todas as quatro partes aprovaram esses sete sistemas de armas e, depois disso, conforme nossa experiência com Israel, especialmente em situações de emergência, teremos uma notificação formal que assinaremos e, então, as armas poderão ser entregues", acrescentou.

Anteriormente, o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, afirmou que os envios de armas dos EUA para Israel "vêm chegando em um ritmo recorde".