Notícias

Preocupação com a escassez de certos tipos sanguíneos cresce no Reino Unido

Estima-se que os estoques de sangue O-negativo, o grupo sanguíneo universal, se esgotarão em menos de um dia, enquanto os estoques de outros tipos sanguíneos deverão se esgotar em aproximadamente 3 dias.
Preocupação com a escassez de certos tipos sanguíneos cresce no Reino UnidoGettyimages.ru / James Wakibia/SOPA Images/LightRocket

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) emitiu um apelo urgente para que mais doadores de sangue se apresentem devido à escassez nas reservas nacionais de alguns tipos sanguíneosinformou a Sky News na quinta-feira.

Segundo o Serviço Nacional de Sangue e Transplante (NHSBT), os estoques de sangue O-negativo e O-positivo caíram para "níveis sem precedentes" após um aumento na demanda dos hospitais por esses tipos sanguíneos.

A agência também observa que o baixo número de pessoas doando sangue e um ataque cibernético que atingiu vários centros médicos do Reino Unido no mês passado contribuíram para o agravamento da situação.

O NHSBT pediu aos hospitais que restringissem o uso de sangue tipo O a casos essenciais e, sempre que possível, usassem substitutos do sangue, produtos desenvolvidos para cumprir as funções importantes do sangue no corpo, principalmente o transporte de oxigênio e nutrientes para os tecidos.

Segundo a Sky News, o alerta nacional é ativado no momento em que os estoques de sangue caem para menos de 2 dias. No momento, os estoques de sangue O-negativo, o grupo sanguíneo universal, são suficientes para menos de um dia, enquanto os de outros tipos de grupos sanguíneos duram cerca de 3 dias. Essa é a segunda vez na história que as autoridades de saúde emitem um alerta desse tipo. A última vez que essa situação ocorreu foi em outubro de 2022.

O grupo sanguíneo O-negativo, que representa cerca de 16% dos pedidos hospitalares, é usado em emergências médicas ou quando o tipo sanguíneo do paciente é desconhecido. Normalmente, esse tecido líquido é transportado em ambulâncias aéreas e veículos de emergência.

А diretora executiva do NHSBT, Jo Farrar, alertou que há uma necessidade urgente de "doadores do grupo O que se apresentem e ajudem a aumentar os estoques para tratar pacientes que precisam de tratamento". Por sua vez, a diretora médica da instituição, Gail Miflin, aponta para a necessidade de mais doadores regulares, apesar dos 800.000 existentes no país, já que o sangue tem uma vida útil de 35 dias.