Rede de trens de alta velocidade da França fica paralisada horas antes da abertura dos Jogos Olímpicos

A Companhia Ferroviária Nacional francesa disse que "um ataque maciço" foi executado contra seu sistema de transporte.

A rede de trens de alta velocidade da França foi paralisada nesta sexta-feira após um "ataque maciço", informou a Companhia Ferroviária Nacional da França (SNCF). O ataque ocorreu horas antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Paris.

"Após esse ataque maciço com o objetivo de paralisar a rede de alta velocidade, um grande número de trens foi desviado ou cancelado", diz um comunicado da SNCF no X. Nessas circunstâncias, a empresa pediu aos passageiros que "adiassem sua viagem e não fossem para a estação".

A empresa disse que sua infraestrutura foi vítima de "vários atos maliciosos" que ocorreram durante a noite e afetaram as linhas de alta velocidade do Atlântico, do Norte e do Leste. "Ataques incendiários foram realizados para danificar nossas instalações", acrescentou.

Enquanto isso, o diretor da SNCF, Jean-Pierre Farandou, disse que cerca de 800.000 viajantes serão afetados pelos problemas.

Vários escândalos marcaram a preparação para o grande evento esportivo. Os atletas reclamaram do roubo de seus pertences e da falta de alimentação, entre outros problemas, enquanto a equipe sueca de tênis de mesa feminino já havia se manifestado negativamente sobre o transporte francês, no qual os atletas viajaram 40 minutos para ir e voltar do treinamento, alegando que não havia assentos suficientes e que estava muito quente.