Notícias

Rede de trens de alta velocidade da França fica paralisada horas antes da abertura dos Jogos Olímpicos

A Companhia Ferroviária Nacional francesa disse que "um ataque maciço" foi executado contra seu sistema de transporte.
Rede de trens de alta velocidade da França fica paralisada horas antes da abertura dos Jogos OlímpicosGettyimages.ru / Andrew Holt

A rede de trens de alta velocidade da França foi paralisada nesta sexta-feira após um "ataque maciço", informou a Companhia Ferroviária Nacional da França (SNCF). O ataque ocorreu horas antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Paris.

"Após esse ataque maciço com o objetivo de paralisar a rede de alta velocidade, um grande número de trens foi desviado ou cancelado", diz um comunicado da SNCF no X. Nessas circunstâncias, a empresa pediu aos passageiros que "adiassem sua viagem e não fossem para a estação".

A empresa disse que sua infraestrutura foi vítima de "vários atos maliciosos" que ocorreram durante a noite e afetaram as linhas de alta velocidade do Atlântico, do Norte e do Leste. "Ataques incendiários foram realizados para danificar nossas instalações", acrescentou.

Enquanto isso, o diretor da SNCF, Jean-Pierre Farandou, disse que cerca de 800.000 viajantes serão afetados pelos problemas.

Vários escândalos marcaram a preparação para o grande evento esportivo. Os atletas reclamaram do roubo de seus pertences e da falta de alimentação, entre outros problemas, enquanto a equipe sueca de tênis de mesa feminino já havia se manifestado negativamente sobre o transporte francês, no qual os atletas viajaram 40 minutos para ir e voltar do treinamento, alegando que não havia assentos suficientes e que estava muito quente.