Um turista foi resgatado após sofrer queimaduras de espessura total nos pés no último sábado devido ao calor extremo no Parque Nacional do Vale da Morte, informou o Serviço Nacional de Parque dos EUA na terça-feira.
Os socorristas do parque, localizado entre a Califórnia e Nevada, conseguiram salvar o homem, um cidadão belga de 42 anos, que estava fazendo uma caminhada nas dunas de areia sob um calor de 50,6°C quando perdeu ou quebrou seus chinelos e teve que andar descalço, causando queimaduras de terceiro grau em sua pele.
"A pele de seu pé derreteu", disse a guarda florestal Gia Ponce, acrescentando que o solo do deserto do Vale da Morte pode atingir temperaturas de até 90°C.
"As pessoas acham que vai ser como uma praia, onde pode andar de chinelos ou sandálias, mas devido às temperaturas extremas, essas dunas ficam tão quentes quanto o asfalto", disse Ponce, acrescentando que até mesmo os guardas florestais usam luvas ao tocar em qualquer coisa exposta ao sol.
Depois que a família do homem entrou em contato com as autoridades, os guardas florestais determinaram que ele precisava ser levado às pressas para um hospital de helicóptero devido à gravidade dos ferimentos. No entanto, a aeronave não conseguiu pousar com segurança devido ao calor extremo, então o homem foi levado de ambulância para uma área de pouso onde a temperatura não era tão alta e transportado de avião para um centro médico.