Notícias

Parlamento turco aprova a adesão da Suécia à OTAN

A Suécia e a Finlândia solicitaram sua adesão à Aliança em maio de 2022.
Parlamento turco aprova a adesão da Suécia à OTANLegion-media.ru / APAimages

O parlamento turco aprovou nesta terça-feira a entrada da Suécia na OTAN, quase dois anos depois que Estocolmo e Helsinque solicitaram a adesão à aliança liderada pelos EUA.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ainda precisa assinar a decisão para que os suecos se tornem o 32º o país a integrar a aliança, o que deve acontecer nos próximos dias. Restando apenas a aprovação da Hungria para completar o processo.

A Suécia e a Finlândia solicitaram sua adesão à OTAN em maio de 2022. No entanto, o mandatário turco levantou objeções às duas solicitações, alegando que ambos os países estavam protegendo grupos listados como terroristas por Ancara, bem como por seus embargos comerciais de defesa.

A Turquia aprovou a adesão da Finlândia em abril, mas exigiu que a Suécia tomasse medidas adicionais para restringir as atividades em seu território de membros do PKK, que é considerado um grupo terrorista na UE.

Em resposta, Estocolmo apresentou um projeto de lei antiterrorismo que proíbe a filiação a organizações terroristas, ao mesmo tempo, em que suspendeu as restrições às exportações de armas para Ancara, alegando ter cumprido sua parte do acordo trilateral assinado com a Finlândia e a Turquia em junho de 2022.