O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, reuniu-se com seu homólogo chinês, Wang Yi, no Laos, informou a Chancelaria russa, nesta quinta-feira.
Os ministros teriam discutido a cooperação no âmbito da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, em suas siglas em inglês) no contexto das atividades intensificadas de alguns países para estabelecer "mecanismos político-militares de bloco estreito com o objetivo de minar o sistema centrado na ASEAN para manter a segurança e a estabilidade" na região.
Os chanceleres também discutiram as perspectivas de implementação da iniciativa lançada pela parte russa para criar uma nova arquitetura de segurança eurasiática em um contexto de "estagnação dos mecanismos euro-atlânticos".
Além disso, Lavrov e Wang Yi enfatizaram a importância de fortalecer a coordenação da política externa entre Moscou e Pequim em várias plataformas internacionais, como as Nações Unidas, a Organização de Cooperação de Xangai (OCX), a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, em suas siglas em inglês), o G20 e outros formatos.
"O vínculo Rússia-China está trabalhando para formar uma ordem mundial mais justa e multipolar, promovendo os princípios do multilateralismo genuíno e trazendo energia positiva tanto para a ONU, quanto para o G20", declarou o diplomata russo.