Autoridades de Taiwan querem fazer de seus residentes um "escudo humano", afirma Pequim

As ações do Partido Democrático Progressista de Taiwan só levam a "um beco sem saída", declarou o porta-voz do Ministério da Defesa da China.

O Partido Democrático Progressista (DPP, em suas siglas em inglês) de Taiwan quer transformar a ilha em um campo de batalha e colocar em risco os civis, afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Zhang Xiaogang, em uma coletiva de imprensa. 

"As autoridades do DPP estão usando todos os meios possíveis para disfarçar as atividades separatistas sob o manto da legalidade e da legitimidade. Tal ação não passa de autoengano", manifestou o porta-voz, comentando sobre os exercícios militares taiwaneses conhecidos como Han Kuang.

As autoridades da ilha "estão tentando transformar Taiwan em um campo de batalha e usar os residentes locais como escudo humano para buscar a independência de Taiwan e resistir à reunificação pela força. Sua tentativa é completamente inútil e só leva a um beco sem saída", acrescentou.

No início desta semana, os exercícios militares Han Kuang, com duração de uma semana, os maiores que são realizados a cada ano, começaram em Taiwan, envolvendo todos os tipos de tropas. Foi informado que os exercícios são realizados para caso de um "bloqueio" por parte de Pequim.