Um drone e uma rede neural ajudaram as equipes de resgate a encontrar uma pessoa desaparecida, comunicou o serviço de imprensa da Fundação da Iniciativa Tecnológica Nacional russa (NTI, na sua sigla em russo) à RIA Novosti.
De acordo com o informado pelo veículo nesta quinta-feira, uma mulher de 87 anos, que, segundo seus parentes, sofria de demência, deixou sua casa de campo no distrito de Ruza, na província de Moscou, no domingo.
Os membros da família pediram ajuda aos socorristas da equipe de resgate LizaAlert quando ela não retornou naquele dia e no dia seguinte. Para realizar a busca, a organização utilizou o drone que em apenas 45 minutos conseguiu localizar a idosa que estava na floresta.Os socorristas acharam a mulher e sua vida está fora de perigo.
Com base nos dados recebidos do drone, uma rede neural, capaz de encontrar automaticamente uma pessoa em locais de difícil acesso em condições climáticas adversas, tornou possível encontrar uma pessoa rapidamente, informou a fundação.
Como funciona a rede neural?
Um operador lança um drone sobre uma área onde está procurando uma pessoa. O drone monitora toda a área de cima e tira milhares de fotos. O "software" analisa todas as fotos do drone, filtra aquelas em que nenhuma pessoa é vista, deixa aquelas em que uma pessoa ou artefatos são vistos para posterior análise pelos voluntários de busca.
O diretor do centro para o desenvolvimento do sistema de competições tecnológicas Up Great da NTI, Yury Molodykh, revelou que o desenvolvimento é "capaz de processar a imagem muito rapidamente, em apenas 0,6 segundos" e tem alta precisão, o que permite encontrar pessoas, mesmo escondidas por árvores e arbustos.