Notícias

Brasil tem mais de mil cidades em situação de seca severa ou extrema

As regiões mais afetadas incluem os estados do Amazonas, Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
Brasil tem mais de mil cidades em situação de seca severa ou extremaAguilar Abecassis/picture alliance

Mais de mil cidades no Brasil vivem sob seca severa ou extrema devido aos efeitos das mudanças climáticas, que têm causado a falta de chuvas no país, segundo dados do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) divulgados nesta semana.

O órgão responsável por monitorar o tema classifica a seca em quatro categorias, sendo "extrema" e "severa" as mais preocupantes. O levantamento mostra que atualmente 1.024 cidades estão classificadas sob esses índices, sendo 918 municípios classificados com seca severa e 106 com seca extrema.

Esse número, além de ser alto, é também crescente se comparado ao mesmo período do ano passado, quando apenas 45 cidades estavam nessas condições. As regiões mais afetadas incluem os estados do Amazonas, Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

A estiagem está comprometendo o abastecimento de água, isolando regiões que dependem do transporte fluvial, causando prejuízos na agricultura e pecuária, e tornando o ar difícil de respirar.