A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, anunciou nesta quinta-feira que entrará na corrida presidencial.
"Eu sou Kamala Harris e estou concorrendo à Presidência dos Estados Unidos", escreveu em sua conta no X. Além disso, Harris divulgou um vídeo no qual disse que, na eleição presidencial de novembro, os cidadãos terão que se perguntar em que tipo de país querem viver.
Mostrando seu rival republicano, Donald Trump, e seu candidato a vice-presidente, James David Vance, Harris afirmou que "há quem quem acredite que deveríamos ser um país de caos, medo e ódio". "Nós escolhemos algo diferente; escolhemos a liberdade", enfatizou.
Harris disse que defende "a liberdade de estar a salvo da violência armada". "A liberdade de tomar decisões sobre seu próprio corpo. Escolhemos um futuro em que nenhuma criança viva na pobreza, em que todos possamos pagar por assistência médica, em que ninguém esteja acima da lei", disse.
Em 21 de julho, Biden anunciou sua retirada da corrida presidencial e endossou a indicação da vice-presidente Kamala Harris como candidata do Partido Democrata. Dias depois, em 24 de julho, em um discurso especial para os cidadãos do país, o chefe de Estado disse que, embora merecesse permanecer para um segundo mandato presidencial, ele havia decidido comprometer suas ambições pessoais em prol da democracia americana.
As eleições presidenciais nos EUA serão realizadas em 5 de novembro de 2024.