Governo brasileiro lança programa "Voa Brasil", que permite comprar passagens aéreas por até R$ 200,00

O ministro de Portos e Aeroportos do Brasil afirmou que o programa abre a "possibilidade para que mais brasileiros possam viajar pelo país, fazer turismo ou reencontrar parentes", além de criar emprego e renda.

O programa governamental "Voa Brasil" está disponível no recurso público GOV.BR desde 24 de junho e na sua primeira fase foca nos aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independente da sua renda, informa um comunicado publicado na quarta-feira.

Segundo o novo programa, os aposentados, que não viajaram de avião nos últimos 12 meses, poderão comprar passagens aéreas por valores de até R$ 200,00 por trecho.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o "Voa Brasil" é o primeiro programa de "inclusão social" da aviação aérea brasileira.

"Estamos abrindo a possibilidade para que mais brasileiros possam viajar pelo país, fazer turismo ou reencontrar parentes. A inclusão gera emprego e renda, gera desenvolvimento econômico", comentou o ministro.

Espera-se que cerca de 1,5 milhão de brasileiros que "ainda não tenham utilizado o modal aéreo para se deslocar pelo país" participarão do programa, que não envolve subsídios do Governo para compra de passagens e é baseado na liberdade de oferta das companhias aéreas.

"As aéreas deverão oferecer passagens ociosas durante os 12 meses do ano em diferentes rotas. Atualmente, de janeiro a junho, a taxa média de ociosidade das aeronaves é de 20%," informa o texto do comunicado.

O programa é disponível para os cidadãos que possuem uma conta de nível Prata ou Ouro no GOV.BR, já que a plataforma governamental identifica as pessoas em meio digital para garantir a segurança dos usuários dos serviços digitais.