Navios da Frota russa do Báltico visitarão Cuba

Segundo o Ministério das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba, os navios russos chegarão em uma visita laboral a Cuba entre 27 e 30 de julho.

Os navios da Frota Báltica da Rússia entrarão no porto de Havana, capital cubana, informou nesta quinta-feira o Ministério das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba na sua conta do X.

Segundo informado pela RIA Novosti nesta quinta-feira, o Ministério cubano destacou que os navios da Frota Báltica russa, incluindo o navio de treinamento "Smolny", a fragata de patrulha "Neustrachimy" e o navio-tanque "Yelnya" chegarão em uma visita laboral a Cuba entre 27 e 30 de julho.

Durante a visita, os marinheiros russos se reunirão com o chefe da Marinha cubana, autoridades de Havana, visitarão locais de interesse e participarão de outros eventos. No entanto, em 28 e 29 de julho, os moradores locais poderão visitar o navio "Smolny".

Em 12 de junho, três navios e um submarino de propulsão nuclear da Marinha Russa chegaram em uma visita oficial ao porto de Havana, onde permaneceram até 17 de junho.

Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba destacou que "nenhum dos navios é portador de armas nucleares, portanto sua escala no país não representa uma ameaça para a região".

Enquanto isso, em 13 de junho, um submarino da Marinha dos EUA entrou na Baía de Guantánamo, em Cuba. O Comando Sul dos EUA disse que o USS Helena, um submarino de ataque rápido movido a energia nuclear, está fazendo uma "visita de rotina ao porto" durante sua viagem programada para a região. "A localização e o trânsito da embarcação foram pré-planejados", disse um comunicado.

Por sua vez, a AP informa que o submarino chegou ao largo da costa cubana "em uma demonstração de força, enquanto uma frota de navios de guerra russos se reuniu para exercícios militares planejados no Caribe".