Notícias

Lula e presidente do Equador discutem cooperação e combate ao crime organizado

Os mandatários concordaram sobre a necessidade de fortalecer a integração regional e a coordenação dos países sul-americanos no combate ao crime organizado
Lula e presidente do Equador discutem cooperação e combate ao crime organizadoLegion-media.ru / Fotoarena

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou ao telefone na manhã desta terça-feira com o presidente do Equador, Daniel Noboa, para discutirem o combate ao narcotráfico e ao crime organizado no país vizinho.

Segundo nota do Planalto, Lula se solidarizou com o presidente equatoriano e colocou o Brasil à disposição para ajudar o Equador, "inclusive por meio de ações de cooperação em inteligência e segurança", ressaltando que "a luta contra o crime organizado é também um desafio do Brasil, nos vários níveis de governo, agravado pela porosidade e extensão das fronteiras terrestres e marítima do país".

No telefonema, ambos mandatários concordaram sobre a necessidade de fortalecer a integração regional e a coordenação dos países sul-americanos no combate ao crime organizado, que atinge a todos.

"Ressaltaram, também, a necessidade de coordenação com países consumidores de drogas para o combate efetivo ao narcotráfico", acrescentou o Planalto.