Nancy Pelosi: Netanyahu fez "o pior" discurso perante o Congresso de qualquer líder estrangeiro

Primeiro-ministro israelense discursou em ambas as câmaras do Congresso dos EUA na quarta-feira.

A ex-presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, classificou o discurso de Benjamin Netanyahu ao Congresso na quarta-feira como "o pior" já proferido por um líder estrangeiro. Suas críticas se concentraram na falta de progresso em direção a um acordo com o Hamas sobre os reféns.

"A apresentação de Benjamin Netanyahu hoje na Câmara de Representantes foi, de longe, a pior apresentação de qualquer dignitário estrangeiro convidado e honrado com o privilégio de se dirigir ao Congresso dos Estados Unidos", escreveu a legisladora em sua conta oficial no X.

"Muitos de nós, que amamos Israel, passamos algum tempo ouvindo os cidadãos israelenses cujas famílias sofreram com o ataque terrorista do Hamas e os sequestros de 7 de outubro. Essas famílias estão pedindo um acordo de cessar-fogo que permita que os reféns voltem para casa, e esperamos que o primeiro-ministro dedique seu tempo para atingir esse objetivo", declarou Pelosi.

A congressista foi uma das legisladoras democratas que boicotaram o discurso de Netanyahu para expressar sua rejeição aos ataques de Israel à Faixa de Gaza. Apenas cem dos 212 democratas na Câmara de Representantes e 28 dos 51 no Senado estavam presentes durante o discurso do primeiro-ministro israelense, pouco mais da metade dos democratas em ambas as câmaras.

Dezenas de manifestantes pró-palestinos, vários deles de origem judaica, reuniram-se em frente ao prédio do Congresso dos EUA na quarta-feira para expressar seu desacordo com as políticas de Tel Aviv após a chegada do primeiro-ministro israelense a Washington.