Notícias

Presidente de um país europeu ameaça a Ucrânia

A Eslováquia ameaçou o regime de Kiev com medidas retaliatórias se continuar limitando o fornecimento de petróleo russo ao território do país.
Presidente de um país europeu ameaça a UcrâniaGettyimages.ru

A Eslováquia poderia tomar medidas retaliatórias se a Ucrânia não resolver a questão do trânsito de petróleo russo, alertou na quarta-feira o presidente do país da Europa Central, Peter Pellegrini.

"Acho que o que a Ucrânia fez em relação à Eslováquia é um assunto muito, muito sério. É uma interferência muito desagradável em nossas boas relações e acredito firmemente que a Ucrânia conseguirá corrigi-la o mais rápido possível. Porque a Eslováquia, como um país soberano, eventualmente terá que tomar algumas medidas de retaliação", declarou.

Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, havia feito uma declaração semelhante, ameaçando Kiev de impedir a alocação de fundos de ajuda do Fundo Europeu para a Paz.

Szijjarto destacou que cerca de um terço de todo o petróleo da Hungria é fornecido pela Lukoil, enquanto a Eslováquia recebe de 40 a 45% de todo o seu combustível da Lukoil.

Na semana passada, Budapeste informou que a Ucrânia havia suspendido as entregas de petróleo da Lukoil através de seu território a partir do oleoduto Druzhba, que transporta petróleo da Rússia para a Hungria e a Eslováquia.