Notícias

Boicote democrata ao discurso de Netanyahu

Quase metade dos democratas no Congresso dos EUA decidiu não ouvir os comentários do primeiro-ministro israelense em protesto contra as ações de Tel Aviv em Gaza.
Boicote democrata ao discurso de NetanyahuAP / Julia Nikhinson

O discurso do primeiro-ministro de Israel aos legisladores dos EUA na quarta-feira foi boicotado por cerca de metade dos democratas no Congresso, informa a Axios.

Com sua ausência, os democratas queriam sinalizar sua rejeição aos ataques de Israel na Faixa de Gaza. Entre os legisladores que apoiaram Benjamin Netanyahu estavam a ex-presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, o ex-líder da maioria na Câmara, Jim Clyburn, e a representante democrata de Nova York, Alexandria Ocasio-Cortez.

Apenas uma centena dos 212 democratas na Câmara dos Deputados e 28 dos 51 no Senado estavam presentes durante o discurso do primeiro-ministro israelense, pouco mais da metade dos democratas em ambas as Câmaras.

A Axios observa que o boicote a Netanyahu dessa vez foi "significativamente maior" do que em 2015, quando 58 democratas não compareceram ao seu discurso.

Protestos anti-Netanyahu

Dezenas de manifestantes pró-palestinos, vários deles de origem judaica, reuniram-se em frente ao prédio do Congresso dos EUA nesta quarta-feira para expressar seu desacordo com as políticas de Tel Aviv após a chegada de Netanyahu a Washington.

Na terça-feira, a polícia do Capitólio prendeu cerca de 200 manifestantes que se sentaram dentro do prédio que abriga os escritórios da Câmara dos Deputados, entoando slogans pró-palestinos em rejeição aos ataques de Israel na Faixa de Gaza e contra a ajuda militar dos EUA.