Notícias

China dá um grande passo no programa de exploração lunar tripulada

O país testou com sucesso o motor do terceiro estágio de seu foguete superpesado Longa Marcha-10, que será usado para dois lançamentos como parte de sua missão tripulada à Lua.
China dá um grande passo no programa de exploração lunar tripuladaWeibo

A China testou com sucesso o motor do terceiro estágio do sistema de propulsão de seu foguete Longa Marcha-10, dando mais um passo significativo em seu plano de enviar uma missão tripulada à Lua, informou nesta quarta-feira o South China Morning Post. 

O motor YF-75E de hidrogênio líquido e oxigênio líquido do terceiro estágio deu partida como esperado, teve um desempenho estável e foi desligado a tempo durante uma simulação em escala real no último sábado em uma bancada de testes recém-construída.

"O teste verificou a viabilidade da operação de longo prazo do motor no espaço e foi um grande sucesso", informou a Academia Chinesa de Tecnologia de Propulsão Líquida Aeroespacial. 

Os cientistas observam que a capacidade de teste do motor conseguiu atingir 1.000 segundos, "o que ajudará o país a construir seu programa de exploração lunar tripulada". 

O Longa Marcha-10, um foguete superpesado de três estágios que tem o triplo da capacidade do foguete mais potente do país até o momento, o Longa Marcha-5, será usado em dois lançamentos da missão lunar da China. O primeiro levará a espaçonave e a tripulação, enquanto o segundo lançará o módulo de pouso. Espera-se que os preparativos para o voo inaugural comecem em 2027.