Notícias

Filipinas amplia laços de defesa com outro país asiático em meio a tensões com a China

Manila, a capital das Filipinas, está prestes a assinar um acordo de defesa com Singapura para impulsionar a cooperação militar.
Filipinas amplia laços de defesa com outro país asiático em meio a tensões com a ChinaAP

As Filipinas vão assinar um acordo de defesa com Singapura nesta quarta-feira, informou a AP, citando as autoridades filipinas. O secretário de Defesa das Filipinas, Gilberto Teodoro, assinará o pacto com seu homólogo em Singapura.

O acordo dá às Forças Armadas dos dois países asiáticos a oportunidade de expandir sua cooperação, incluindo exercícios conjuntos para se preparar para emergências humanitárias e outras situações de contingência.

No início deste mês, as Filipinas já haviam assinado um acordo de defesa com o Japão que permite a presença de militares no território de cada um. Segundo informações, Manila está atualmente negociando acordos semelhantes com o Canadá, a França e a Nova Zelândia.

A assinatura do acordo ocorre em meio ao crescente atrito entre as Filipinas e a China no Mar do Sul da China. O último incidente ocorreu em 17 de junho, quando um navio de abastecimento filipino colidiu com uma embarcação chinesa.

Além disso, na semana passada, Pequim e Manila chegaram a um entendimento sobre um acordo provisório para o reabastecimento de necessidades diárias e missões rotativas para o navio de desembarque de tanques BRP Sierra Madre da Marinha das Filipinas no Ayungin Shoal, um atol disputado no Mar do Sul da China.