Kremlin reage à declaração do chanceler ucraniano sobre a disponibilidade da Ucrânia para negociar com a Rússia

Segundo o porta-voz da presidência russa, a mensagem da Ucrânia "está em uníssono" com a posição russa.

A mensagem da Ucrânia para iniciar negociações com a Rússia corresponde à posição de Moscou, afirmou o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, comentando as declarações do ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba.

"Realmente sabemos por meio de comunicados de Pequim que, em uma reunião com o senhor Wang Yi (o chanceler chines), essa declaração foi feita. A própria mensagem está em uníssono com nossa posição", manifestou Peskov, citado pela RIA Novosti nesta quarta-feira.

Em uma conversa com seu homólogo chinês Wang Yi, em Guangzhou, nesta quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, declarou que Kiev está pronta para negociar com o lado russo. 

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia informou que "Dmitry Kuleba reiterou a posição consistente da Ucrânia, que está pronta para realizar o processo de negociação com o lado russo em um determinado estágio, quando a Rússia estiver pronta para negociar de boa fé, mas enfatizou que agora não há tal prontidão do lado russo".

Kuleba chegou ao país asiático no dia anterior para discutir formas de alcançar uma "paz justa" com a Rússia, bem como as relações bilaterais com Pequim.