Notícias

Petro anuncia "mudanças táticas" nas forças armadas para combater aqueles que "não querem a paz"

Presidente colombiano anunciou que mais "apreensões" devem ser feitas para derrotar aqueles que querem subjugar os colombianos com armas.
Petro anuncia "mudanças táticas" nas forças armadas para combater aqueles que "não querem a paz"Gettyimages.ru / Sebastian Barros/NurPhoto

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesta terça-feira "mudanças táticas" no Exército e na Marinha para combater as forças que "não querem a paz" no país.

Durante um evento na cidade de Cartagena, onde presidiu uma cerimônia para comemorar o Dia Nacional da Marinha, o mandatário destacou o papel das Forças Armadas na luta contra o crime organizado, mas anunciou que mais "apreensões" devem ser feitas para derrotar aqueles que querem subjugar os colombianos com armas.

"Vamos ter algumas mudanças, que já estão acontecendo, mudanças táticas, eu as chamo, ainda temos que conseguir mais apreensões, ainda temos que conseguir, do ponto de vista militar, mais derrotas daqueles que acreditam erroneamente que a sociedade colombiana só muda com armas", afirmou.

Segundo o presidente, essa mudança tática tem o objetivo de permitir que o Exército seja "mais rápido e mais eficaz" na captura das "forças que não querem a paz na Colômbia". Além disso, enfatizou que o Exército terá de fazer mudanças para acelerar suas tarefas, sem perder tempo "que poderia ser vital para a sociedade colombiana".

No entanto, Petro enfatizou que o novo papel das Forças Armadas será abrir caminho para "uma sociedade de cultura, de conhecimento, de invenção, de criação", na qual se espera que as forças uniformizadas, "com sua ação militar e preventiva", expulsem de regiões estratégicas os "poderes armados que só com seu poder destroem nossa própria sociedade.