Notícias

Naufrágio de barco deixa pelo menos oito mortos e vários desaparecidos nas ilhas Malvinas

A embarcação tinha uma tripulação de 27 marinheiros, incluindo 10 espanhóis, oito russos, dois uruguaios, dois peruanos e cinco indonésios.
Naufrágio de barco deixa pelo menos oito mortos e vários desaparecidos nas ilhas MalvinasLegion-media.ru / Rob Carter

Ao menos oito pessoas morreram e cinco estão desaparecidas após um barco afundar nas imediações das ilhas Malvinas, no Atlântico Sul, informaram na noite da terça-feira as autoridades da Espanha, citadas pela mídia local.

O Argos Georgia enviou uma mensagem de socorro na manhã da segunda-feira, quando estava a cerca de 200 milhas náuticas (370 km) a sudeste de Puerto Argentino, a capital do arquipélago.

Segundo relatos, a embarcação, que hasteia a bandeira do território britânico de Santa Helena, afundou após sofrer uma ruptura no casco causada por uma forte tempestade. Os marinheiros abandonaram o navio e alguns conseguiram embarcar em botes salva-vidas.

Operação de resgate

O barco de pesca tinha uma tripulação de 27 pessoas. As autoridades da província de Pontevedra, na Galícia, identificaram 10 tripulantes como espanhóis. Além disso, haviaoito russos, dois uruguaios, dois peruanos e cinco indonésios.

O ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares, confirmou à mídia local que 14 marinheiros foram resgatados por equipes de resgate após receberem o pedido de ajuda.

Os esforços de resgate foram coordenados pelas autoridades do arquipélago. Um helicóptero, outro avião e vários barcos foram mobilizados, informa a Sky News. Os sobreviventes foram avistados na segunda-feira, mas não puderam ser socorridos até o dia seguinte devido ao mar agitado, à baixa visibilidade e ao vento.