Notícias

Mais de 60 tumbas antigas são descobertas no Egito

Uma coleção de amuletos funerários, estátuas de ushebtis e vasos de cerâmica contendo cerca de 38 moedas de bronze que datam do período ptolomaico foram encontrados dentro das tumbas.
Mais de 60 tumbas antigas são descobertas no EgitoMinistério do Turismo e Antiguidades do Egito

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito anunciou na terça-feira a descoberta de 63 tumbas de adobe, bem como alguns enterros simples, contendo folhas de ouro com símbolos religiosos que datam da época da XXVI dinastia de faraós egípcios.

A descoberta foi feita durante escavações arqueológicas no cemitério de Tel El-Deir, na cidade egípcia de Nova Damieta. Esse centro urbano está localizado às margens do Mar Mediterrâneo e no braço do delta do Nilo.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mohamed Ismail Khaled, explicou que o projeto arquitetônico das tumbas corresponde aos modelos conhecidos do Período Tardio do Antigo Egito. A descoberta, que aumenta a importância histórica do cemitério de Tel El-Deir, permite compreender melhor o início de um período importante para a cidade de Damieta.

Além disso, Khaled enfatizou que outros objetos arqueológicos encontrados no local, que datam da época da XXIX dinastia de faraós egípcios, confirmam a importância comercial do assentamento em vários períodos históricos.

O chefe do Setor de Antiguidades Egípcias comunicou que um conjunto de amuletos funerários, estátuas ushebtis e vasos de cerâmica contendo cerca de 38 moedas de bronze datadas do período ptolomaico também foram encontrados dentro das tumbas.