Kiev está pronta para negociar com o lado russo, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba em uma conversa nesta quarta-feira com seu homólogo chinês Wang Yi, em Guangzhou.
O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia informou que "Dmitry Kuleba reiterou a posição consistente da Ucrânia, que está pronta para realizar o processo de negociação com o lado russo em um determinado estágio, quando a Rússia estiver pronta para negociar de boa fé, mas enfatizou que agora não há tal prontidão do lado russo".
"Estou convencido de que uma paz justa na Ucrânia é do interesse estratégico da China, e o papel da China como uma força global para a paz é importante", disse o ministro durante a reunião.
"Quanto à crise ucraniana, embora as condições e o momento ainda não estejam maduros, apoiamos todos os esforços que levam à paz e estamos prontos para continuar a desempenhar um papel construtivo na obtenção de um cessar-fogo e na retomada das negociações de paz", disse Wang Yi.
Além disso, destacou que a China está acompanhando de perto a situação humanitária na Ucrânia e reiterou seu compromisso de continuar a fornecer essa assistência ao país.
Kuleba chegou ao país asiático no dia anterior para discutir formas de alcançar uma "paz justa" com a Rússia, bem como as relações bilaterais com Pequim.