Notícias

Imposto sobre itens de luxo entra em vigor na Romênia

A partir de agora, os romenos que possuem casas e carros de luxo terão que pagar impostos sobre a riqueza.
Imposto sobre itens de luxo entra em vigor na RomêniaEric Shyder

A lei sobre a taxação dos super-ricos entrou em vigor nesta terça-feira na Romênia, segundo informado pela mídia local.

De acordo com as informações, o novo imposto visa especificamente os cidadãos que possuem residências avaliadas no valor superior a 2,5 milhões de leus (cerca de 3 milhões de reais).

Da mesma forma, serão taxadas as fortunas que possuem automóveis com um valor de mais de 375 mil leus (cerca de 455 mil reais).

A alíquota do imposto é fixada em 0,3% do valor que excede o limite não tributável, tanto para imóveis quanto para veículos.

Vale destacar que o Brasil também pode seguir o mesmo caminho. Recentemente, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, associou a taxação de grandes fortunas como um dos principais temas de relevância no que se refere ao combate da desigualdade.

O mandatário afirmou que "já passou da hora dos super-ricos pagarem sua justa contribuição em impostos", alertando que a concentração excessiva de renda pode representar "um risco à democracia".

Além disso, uma pesquisa, divulgada no mês passado, revelou que mais da metade dos brasileiros apoiam a idea de aumentar a tributação sobre os super-ricos.