Notícias

Maduro explica o que está em jogo nas eleições presidenciais de domingo

Presidente venezuelano contrastou as duas visões do país oferecidas pelas principais forças em disputa.
Maduro explica o que está em jogo nas eleições presidenciais de domingoGettyimages.ru / Carlos Becerra

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na segunda-feira que as eleições presidenciais a serem realizadas em 28 de julho determinarão "o futuro" do país nas próximas cinco décadas.

"Estamos a poucos dias de um momento histórico: em 28 de julho [...] o futuro dos próximos 50 anos da Venezuela será definido", disse Maduro em um comício em massa em Mérida (oeste da Venezuela).

Em seu discurso, Maduro contrastou seu plano de governo, que se baseia no Projeto Nacional Simón Bolívar, escrito pelo então presidente Hugo Chávez (1998-2013), com as alternativas apresentadas pela oposição, especialmente sua ala de ultradireita. 

Segundo ele, a principal oferta do candidato de ultradireita —referindo-se a Edmundo González Urrutia— consiste em devolver o país à órbita da dominação dos EUA e na implementação de um programa agressivo de privatização em setores-chave como educação, saúde e habitação, bem como na suspensão de programas sociais, segundo o plano de gestão em inglês que foi divulgado na mídia e nas redes sociais.

"O que você quer, paz ou guerra? Independência ou colônia? Poder popular ou sobrenomes? O futuro dos próximos 50 anos está sendo decidido. De duas uma: ou a Venezuela dá um passo em falso e volta a um passado sombrio que já superamos, ou a Venezuela dá um passo à frente e abre a porta para construir um futuro de paz e prosperidade", enfatizou, antes de insistir que a eleição presidencial implica "uma decisão transcendental e fundamental" para a nação sul-americana.