Notícias

Harris ultrapassa o número necessário de delegados democratas para ser candidata

As regras do partido determinam que Harris deve ter o apoio de 1.976 delegados para ser nomeada oficialmente como candidata a presidente.
Harris ultrapassa o número necessário de delegados democratas para ser candidataGettyimages.ru / Andrew Handrick

Na noite de segunda-feira, a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, parecia ter garantido o apoio de um número suficiente de delegados democratas para assegurar a indicação da candidatura do seu partido na eleição presidencial, mostram os dados de uma pesquisa da AP, divulgados nesta terça-feira.

Harris, cuja indicação foi endossada pelo presidente Joe Biden após ele ter anunciado sua saída da disputa, rapidamente garantiu o apoio de doadores democratas, bem como de autoridades eleitas e outros líderes políticos.

De acordo com a agência de notícias, a apovação dos delegados, por enquanto, é só uma demonstração simbólica, uma vez que os mais inclinados são livres para escolher qual candidato apoiarão até que a votação formal seja feita na Convenção Nacional Democrata, a ser realizada de 19 a 22 de agosto em Chicago, Illinois.

As regras do Partido Democrata especificam que Harris deve ter o apoio de 1.976 delegados na primeira rodada de votação na convenção para ganhar a indicação presidencial. Os últimos resultados da pesquisa mostram que o vice-presidente do país tem o apoio de mais de 2.500 delegados para ser indicado como candidato presidencial, o que supera o número necessário. 

Joe Biden havia conseguido delegados suficientes após suas vitórias nas primárias e nos caucuses para garantir extraoficialmente a indicação e se tornar o candidato preferido. Desde então, ele teve o apoio de 3.896 dos 3.949 delegados aptos a votar no primeiro turno da convenção. Entretanto, ele não pode ceder a Harris os votos dos delegados que o apoiaram.

Formalização do candidato à presidência antes da convenção

O Comitê Nacional Democrata (DNC, por sua sigla em inglês) dos EUA informou que realizará uma "reunião virtual" para finalizar seu processo de indicação até 7 de agosto. O presidente do DNC, Jamie Harrison, disse que, assim que o candidato, provavelmente Harris, for escolhido, seu companheiro de chapa poderá ser selecionado de acordo com o cronograma que atenda aos seus interesses.