Notícias

Reino Unido, Itália e Japão apresentam um avião de caça ultramoderno

O comissionamento da aeronave de combate, que será uma das mais avançadas do mundo, está planejado para 2035.
Reino Unido, Itália e Japão apresentam um avião de caça ultramodernoLeonardo

O Reino Unido, a Itália e o Japão apresentaram no Farnborough International Airshow um modelo conceitual de um caça de última geração programado para entrar em serviço em 2035, segundo um comunicado à imprensa divulgado na segunda-feira pelo grupo de engenharia italiano Leonardo.  

"A aeronave de combate será um dos caças mais avançados, interoperáveis, adaptáveis e conectados do mundo em serviço", informa o texto da nota, acrescentando que o modelo será equipado com um sistema de armas inteligente, uma cabine de comando interativa controlada por software, sensores integrados e um radar ultramoderno "capaz de fornecer 10.000 vezes mais dados do que os sistemas atuais". 

Os engenheiros usam ferramentas digitais inovadoras, incluindo modelagem por computador e realidade virtual, para aprimorar o projeto da aeronave durante sua fase de desenvolvimento, de acordo com o relatório. 

Como observa o diretor do programa aéreo de combate global, Guglielmo Maviglia, cada um dos três parceiros traz qualidades e requisitos diferentes, mas complementares.

"Agora estamos trabalhando em estreita colaboração para trocar conhecimentos, enfrentar desafios comuns e atingir objetivos comuns", enfatizou.

O programa, acrescenta a publicação, ajudará a desenvolver e fornecer uma importante capacidade aérea de combate soberano em cada nação.