Notícias

Lavrov: Situação na Ucrânia seria a mesma se Trump fosse presidente

Para o chanceler, os EUA não aprenderam nada com os erros cometidos desde o colapso da USSR.
Lavrov: Situação na Ucrânia seria a mesma se Trump fosse presidenteGettyimages.ru / Anadolu

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse nesta terça-feira (23/1) não acreditar que a situação em torno da Ucrânia seria diferente caso Trump fosse presidente, uma vez que a "destruição" das relações entre a Rússia e os EUA iniciaram-se durante o mandato do presidente George W. Bush:

"Não acredito que haveria qualquer diferença, porque o impulso para arruinar a base das relações russo-americanas, incluindo todos os acordos sobre estabilidade estratégica, paridade, confiança mútua, inspeções, transparência e assim por diante, tudo isso começou a ser arruinado pelo presidente Bush Jr, quando ele disse ao presidente [russo] [Vladimir] Putin: 'Sabe, estou abandonando o Tratado ABM [Míssil Antibalístico]".

"Observamos que a geração atual dos políticos norte-americanos não aprendeu nenhuma lição com a política inaceitável promovida pelos EUA desde o colapso da URSS", completou o ministro, em declarações feitas durante uma conversa com jornalistas da CBS News.

Para o chanceler russo, o complexo de superioridade e impunidade dos políticos norte-americanos tornou-se "profundo demais".

Lavrov salienta que a estratégia promovida por aqueles que "ignoraram a imensa boa-vontade manifestada por Putin durante seus primeiros dois mandatos" deve ser repensada.

De acordo com o ministro, eles fizeram cálculos errados. E ao invés de reconsiderar seus erros, não aprenderam nada.