Notícias

Encontro entre Lula e Tony Blair aborda triunfo trabalhista no Reino Unido

O presidente brasileiro e o ex-primeiro-ministro britânico se encontraram no Palácio do Planalto para debater questões globais como a fome e a taxação de super-ricos.
Encontro entre Lula e Tony Blair aborda triunfo trabalhista no Reino UnidoRicardo Stuckert/PR

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, teve uma reunião nesta segunda-feira, com o ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair.

A reunião, que ocorreu no Palácio do Planalto e durou aproximadamente 45 minutos, abordou o retorno do Partido Trabalhista ao Governo britânico, após a vitória de Keir Starmer como primeiro-ministro nas recentes eleições, encerrando 14 anos de Administração conservadora no Reino Unido.

Também discutiram questões relacionadas ao G20 e pautas como a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a taxação de grandes fortunas. Ao término da reunião, Blair declarou aos jornalistas que o encontro foi "excelente".

Os líderes também conversaram sobre a proposta de reunir chefes de Governos democráticos contra o extremismo, em um evento paralelo à Assembleia Geral das Nações Unidas, prevista para setembro. 

Durante a reunião, o presidente Lula mencionou dados econômicos do Brasil, como a criação de mais de 2,5 milhões de empregos formais em 17 meses, o aumento de 11,7% na renda e a previsão de 120 bilhões de reais em investimentos da indústria automobilística no país nos próximos anos.