Notícias

Tesla anuncia quando começará a produzir robôs humanoides em massa

O CEO da Tesla, Elon Musk, revelou os planos da empresa para robôs humanoides autônomos.
Tesla anuncia quando começará a produzir robôs humanoides em massaGettyimages.ru / Collection Gado

A Tesla, conhecida empresa de carros elétricos, vai apresentar robôs humanoides para uso interno até 2025 e, em 2026, pretende iniciar a produção em massa, informou nesta segunda-feira o bilionário e empresário norte-americano Elon Musk, executivo-chefe da empresa.

"No próximo ano, a Tesla terá robôs humanoides realmente úteis disponíveis em pequenas quantidades para uso interno da Tesla, e espera-se que a produção em massa comece para outras empresas em 2026", escreveu Musk em sua conta no X.

Em junho deste ano, foi revelado que dois robôs humanoides Optimus já estão trabalhando de forma autônoma em uma das fábricas da Tesla, depois que foi anunciado que alguns deles estavam em fase de treinamento usando realidade virtual e controle remoto. "Dois robôs Optimus foram implantados para realizar tarefas na fábrica de forma autônoma", disse a empresa no site de rede social X. Em 2022, o próprio Musk expressou que o programa de robôs humanoides da Tesla poderia se tornar uma prioridade para a empresa. As últimas inovações do Optimus-Gen 2, reveladas em dezembro do ano passado, incluem sensores e atuadores aprimorados que permitem que ele se mova 30% mais rápido do que seu antecessor.

O bilionário também previu em uma conferência em maio deste ano que a inteligência artificial (IA) logo ultrapassará a inteligência humana e se tornará tão difundida que "a inteligência biológica será menos de 1%". "A inteligência biológica pode servir como um backup, como um amortecedor para a inteligência, mas, em termos percentuais, quase toda a inteligência será digital", enfatizou.