Notícias

Vírus pouco conhecido se espalha, deixando dezenas de mortos na Índia

Crianças com menos de 15 anos de idade são particularmente vulneráveis à encefalite aguda causada por esse vírus endêmico em partes do sul da Ásia.
Vírus pouco conhecido se espalha, deixando dezenas de mortos na ÍndiaGettyimages.ru / Love Employee

O departamento de saúde do estado de Gujarat, na Índia, informou no domingo que o atual surto do vírus Chandipura deixou 84 pessoas infectadas e 32 mortas, noticiou o Times of India. Os números representam um aumento de 34 casos de infecção e 16 mortes em relação aos números informados pelas autoridades de saúde locais algumas horas antes.

Características da doença

O vírus Chandipura, endêmico em algumas regiões do país do sul da Ásia, foi identificado pela primeira vez em 1965 no distrito indiano de mesmo nome, localizado no estado de Maharashtra. Ele é conhecido principalmente por causar encefalite aguda, uma inflamação cerebral grave, especialmente em crianças com menos de 15 anos de idade. De acordo com estatísticas de surtos anteriores, acredita-se que pode causar a morte de até 75% das pessoas afetadas.

Febre alta, dor de cabeça e vômito são os sintomas mais comuns e geralmente aparecem de repente. Em casos graves, os pacientes podem entrar em coma. A infecção pode progredir rapidamente, portanto, a detecção e o tratamento precoces são fundamentais.

Transmissão e controle

O vírus Chandipura é transmitido principalmente pela picada de insetos vetores, principalmente fêmeas de flebotomíneos, que se alimentam de sangue. A transmissão por contato com fluidos corporais de uma pessoa ou animal infectado é menos comum.

Apesar de sua descoberta há vários anos, ainda não há vacina específica ou tratamento antiviral contra a doença, portanto, a detecção precoce, a hospitalização e o tratamento sintomático continuam sendo a melhor maneira de combatê-la.

As medidas preventivas visam principalmente ao controle da população de flebotomíneos e à minimização da exposição a eles por meio do uso de roupas de mangas compridas, mosquiteiros, repelentes e medidas contra possíveis locais de reprodução.