Notícias

Pesquisa mostra que quase metade dos russos veem Lenin positivamente

Um século depois de sua morte, o líder bolchevique continua dividindo opiniões.
Pesquisa mostra que quase metade dos russos veem Lenin positivamenteGettyimages.ru / Rendery

Quase metade da população russa enxerga o líder revolucionário Vladimir Lenin, fundador da União Soviética, com uma luz positiva, indicam os dados de uma pesquisa recentemente divulgada pelo Centro de Pesquisas de Opinião Públicas (VCIOM).

Dados do levantamento mostram que 47% dos entrevistados possuem uma visão "bastante positiva" sobre o líder, enquanto 30% possuem sentimentos ambíguos e 15% têm uma percepção negativa.

A pesquisa indica ainda que, quanto aos resultados de seu governo, 36% acreditam que Lenin fez "mais bem do que mal" à Rússia. Outros 30% acham que os prós e os contras se equilibram, e 19% julgam suas ações como mais prejudiciais.

A questão do seu corpo embalsamado também foi um dos tópicos da pesquisa. Desde 1930, moscovitas e turistas podem visitar o mausoléu que homenageia o revolucionário e observá-lo de perto. 

Um terço dos entrevistados considera que seu corpo deve continuar no mausoléu, enquanto para 30%, ele deveria ser enterrado imediatamente em um cemitério. Outros 27% acham que ele deve, eventualmente, ser enterrado em um cemitério, mas apenas quando essa decisão não for mais motivo de polêmica. 

A pesquisa, conduzida no contexto do centenário da morte de Lenin, materializa que as percepções acerca do legado do líder continuam longe de serem homogêneas no país. Enquanto uns o enxergam como o precursor de uma revolução que tinha por objetivo de construir um mundo mais justo, outros consideram que ele foi um tirano, responsável pela morte de milhões de inocentes.