Notícias

Embraer apresenta protótipo de "táxi voador" elétrico

A empresa pretende revolucionar a mobilidade aérea nas cidades com a aeronave.
Embraer apresenta protótipo de "táxi voador" elétricoX / @EveAirMobility

A empresa aeronáutica Eve Air Mobility, subsidiária da brasileira Embraer, apresentou no domingo o primeiro protótipo em escala real de seu "táxi voador", uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) que pretende revolucionar a mobilidade aérea nas cidades.

A empresa revelou as características da aeronave em um evento no 45º Farnborough Air Show, no Reino Unido.

"Esse é um passo importante que reforça o nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação", disse Johann Bordais, diretor executivo da Eve Air Mobility, em um comunicado da empresa.

O eVTOL passará agora por uma série de testes para avaliar tudo, desde sua capacidade de voo até os recursos de segurança. "Vamos além da criação de uma aeronave, estamos desenvolvendo um ecossistema completo de soluções para modelar o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada", explicou Bordais.

A Eve espera voar o prototipo até o final deste ano ou no início de 2025, disse Bordais à Reuters. O objetivo também é obter a certificação do órgão regulador da aviação civil do Brasil até 2026, que já foi solicitada em 2022.

O primeiro modelo é equipado com um sistema de propulsão elétirca bimotor, que visa a altos níves de desempenho e segurança e baixos custos operacionais, mas não possui cabine nem piloto. Além disso, está equipado com oito hélices para voo vertical e asas fixas para voo de cruzeiro.

A aeronave final terá capacidade para quatro passageiros e um piloto.