Notícias

Kremlin comenta sobre a retirada de Biden da corrida presidencial dos EUA

Após anunciar sua saída da campanha, o presidente dos EUA expressou seu apoio à vice-presidente Kamala Harris como candidata do Partido Democrata para a eleição presidencial de novembro.
Kremlin comenta sobre a retirada de Biden da corrida presidencial dos EUAGettyimages.ru / Kevin Dietsch

O Kremlin não ficou surpreso com a decisão do presidente norte-americano Joe Biden de se retirar da corrida eleitoral, já que os eventos atuais nos EUA "ensinaram a não se surpreender com nada", disse o porta-voz presidencial Dmitry Peskov nesta segunda-feira.

"Trata-se da campanha eleitoral nos EUA, [portanto] não é um assunto interno nosso, não pode ser um item prioritário em nossa agenda", enfatizou Peskov, acrescentando que "a avaliação das ações de Biden deve preocupar os eleitores norte-americanos".

Quanto à possível candidata democrata à presidência dos EUA, a atual vice-presidente Kamala Harris, Peskov disse que "até agora ela não fez nenhuma contribuição" para as relações bilaterais entre os EUA e a Rússia.

"Ela fez algumas declarações cheias de retórica hostil em relação ao nosso país. Mas [exceto por isso] não registramos nenhuma outra ação da parte dela —nem positiva nem negativa— no âmbito das relações bilaterais", comentou Peskov, resumindo que é por isso que o Kremlin ainda não pode avaliar Harris como uma possível candidata democrata.

Ao mesmo tempo, o porta-voz da Presidência russa acrescentou que o Kremlin está acompanhando de perto o curso dos acontecimentos nos EUA, assim como faz com os acontecimentos em todos os outros países importantes do mundo.

"Para nós, o futuro das relações russo-americanas, que agora estão passando pelo pior momento de sua história, é muito importante", disse Peskov. No entanto, destacou que "a prioridade para nós são nossas preocupações, nosso progresso, nossos problemas e a realização dos objetivos da operação militar especial".

  • O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou em 21 de julho que está retirando sua candidatura para a eleição presidencial.
  • Após anunciar sua saída da campanha, o mandatário expressou seu apoio à vice-presidente Kamala Harris como candidata do Partido Democrata para a eleição presidencial de novembro.