Paris pede que empresas compartilhem gelo com equipes de resgate em meio a onda de calor histórica

Esta semana registrou os dias mais quentes da história da França, e a previsão é de que o calor extremo continue até o domingo. As temperaturas chegaram a quase 40 graus Celsius na populosa capital francesa.

Em meio a onda de calor histórica, as autoridades parisienses recorreram a grandes empresas para fornecer aos bombeiros os recursos necessários para atender a emergências, segundo reportagem do Politico.

Os políticos do gabinete do prefeito Emmanuel Grégoire entraram em contato com grandes redes de supermercados para mobilizar suprimentos, temendo que os bombeiros parisienses — que na França costumam ser os primeiros a responder a emergências — ficassem sem cubos de gelo necessários para refrescar as vítimas de insolação.

O pedido foi confirmado à imprensa por dois profissionais do setor que falaram sob condição de anonimato. Enquanto isso, Alexandre Bompard, CEO de uma das principais redes de supermercados da França, o Carrefour, indicou nas redes sociais que sua empresa doou quatro toneladas de gelo aos bombeiros da cidade.

Calor extremo em Paris

Esta terça (23), quarta (24) e quinta-feira (25) foram os dias mais quentes já registrados na França, e a previsão é de que o calor extremo continue até domingo (28). As temperaturas chegaram a quase 40 graus Celsius na densamente povoada capital francesa. Em particular, para aliviar a pressão sobre os hospitais, as autoridades estão restringindo o consumo de álcool em locais públicos em Paris.

Na quinta-feira, o prefeito de Paris declarou que a onda de calor causou um aumento no número de mortes, mas não forneceu números. A ministra da Saúde francesa, Stéphanie Rist, informou que 25 paradas cardíacas foram registradas na capital em 24 horas, em comparação com uma média de menos de 10 em um dia normal. As mortes por afogamento — devido à busca por refrescar-se em rios, lagos e no mar — subiram para 55, segundo as autoridades locais.