Europa recebe uma brigada neonazista ucraniana, e seus membros zombam do Holocausto
A Terceira Brigada de Assalto Separada das Forças Terrestres da Ucrânia, considerada uma das mais prestigiosas do país, começou sua viagem pela União Europeia no domingo passado.
A viagem dos militares tem como objetivo conceder aos ucranianos que vivem no exterior a oportunidade de conversar informalmente com militares da brigada, ouvir suas histórias do front, juntar-se às suas fileiras ou ajudar o Exército remotamente, inclusive lançando iniciativas de caridade.
O perfil de um dos membros da Terceira Brigada em uma rede social, contudo, mostrou-se muito revelador para entender o tipo de pessoa que compõe a formação.
"Lugar simbólico, penteado temático"
Nikita Miroshnichenko, um militar condecorado da brigada, exibe em suas redes fotos de seu serviço militar e de algumas de suas viagens ao exterior. Algumas delas exibem sua viagem a Auschwitz, um antigo campo de concentração e extermínio transformado em museu dos crimes de guerra da Alemanha nazista.
Em uma imagem, ele posa sorrindo em frente a uma citação de Hermann Göring, vice-chanceler do Terceiro Reich e comandante-chefe da Luftwaffe: "É proibido o casamento entre judeus e súditos do Estado de sangue alemão ou aparentado".
"Graças a Deus não sou judia", diz sua noiva.
Em outra foto, os dois posam em frente ao famoso lema "O trabalho liberta" que se destaca no topo do arco de metal que leva ao campo.
"Lugar simbólico, penteado temático", comenta a jovem em uma clara referência ao penteado do seu namorado, que evoca o estilo dos jovens alemães na década de 1930.
Queima de prisioneiros
"Honramos a memória, mas há uma nuance", comentou Nikita sobre a foto da entrada de Auschwitz. Sua conta também apresenta uma foto de sua namorada em frente à entrada principal acompanhada da música "Baby's on fire", do Die Antwoord, uma clara alusão à queima dos corpos das vítimas do campo de concentração
He posted this image of his girlfriend at Auschwitz, with the Die Antwoord song, "The Baby is On Fire." It's unreal how Meta has let Ukrainian Nazis fester while it censors Palestinians and anti-Zionist voices in the name of "antisemitism"https://t.co/peYaCfbg95pic.twitter.com/KqEOgZzLFJ
— Moss Robeson 🇵🇸 (@mossrobeson__) July 17, 2024
Em outra foto, o membro da brigada olha para o caminho de cascalho atrás de uma cerca de arame farpado ao longo da qual os prisioneiros eram escoltados. A parte de trás de sua camiseta diz: "Onde estamos, não há espaço para mais ninguém", uma frase atribuída ao líder nazista Adolf Hitler.
A Terceira Brigada foi formada por veteranos do regimento Azov, conhecido por incorporar muitos neonazistas. O cerco das tropas russas à fábrica Azovstal, em Mariupol, em maio de 2022, resultou no cativeiro de dezenas de seus membros, muitos dos quais tinham tatuagens neonazistas de todos os tipos.
Decorated fighter of Ukraine's "elite" 3rd Assault Brigade visits Auschwitz, June 2024 https://t.co/NNJ6vqd1l1pic.twitter.com/5EkjnoeAc6
— Moss Robeson 🇵🇸 (@mossrobeson__) July 17, 2024