Notícias

Como funciona a CrowdStrike, a empresa por trás do colapso informático global?

A empresa norte-americana, que tem cerca de 29.000 clientes em todo o mundo, fornece serviços de segurança cibernética.
Como funciona a CrowdStrike, a empresa por trás do colapso informático global?Gettyimages.ru / Diego Radames/Europa Press

Nesta sexta-feira, uma atualização defeituosa do até então pouco conhecido fornecedor de segurança cibernética dos EUA, CrowdStrike, causou um apagão informático global que, segundo vários especialistas, é "a maior queda de tecnologia da informação da história".

A empresa, sediada em Austin, Texas, usa uma plataforma chamada Falcon, que foi projetada para impedir violações usando um conjunto unificado de tecnologias de nuvem que previnem todos os tipos de ataques, incluindo malware.

Essa ferramenta oferece uma "solução poderosa" que unifica antivírus de última geração, detecção e resposta a ameaças a 'endpoints', inteligência contra ameaças cibernéticas, recursos gerenciados de caça a ameaças e higiene de segurança, tudo contido em um único sensor leve e pequeno, que é gerenciado e fornecido na nuvem.

De acordo com seu site, é a principal plataforma de segurança cibernética nativa de IA do mundo e atualmente tem cerca de 29.000 clientes, incluindo a multinacional de tecnologia Microsoft.

Por sua vez, o diretor da CrowdStrike, George Kurtz, afirmou que a falha nos serviços se deu por um "defeito de atualização do conteúdo" da plataforma Falcon e não se trata de um ataque cibernético.

"CrowdStrike está trabalhando ativamente com seus clientes impactados por um defeito encontrado em uma única atualização para servidores Windows. Servidores Mac e Linux não foram afetados; isto não foi um incidente de segurança nem um ciberataque", escreveu em sua conta no X.