'Esta Copa do Mundo é desastre': Seleção iraniana critica EUA e os acusa de tratamento injusto

"O comportamento deles em relação a nós foi verdadeiramente terrível, e espero que o mundo perceba isso", denunciou o técnico iraniano Amir Ghalenoei.

O técnico da seleção iraniana, Amir Ghalenoei, acusou os Estados Unidos de prejudicarem deliberadamente sua equipe durante a Copa do Mundo. Após o empate de sexta-feira (26) contra o Egito, o treinador denunciou as severas restrições logísticas e de imigração impostas pelos anfitriões, a quem acusou de tratá-los "de forma muito injusta".

"O comportamento deles conosco tem sido verdadeiramente terrível, e espero que o mundo perceba isso", declarou Ghalenoei. O treinador explicou que as restrições de acomodação os obrigam a viajar constantemente de volta para sua base no México após cada partida, o que prejudica o descanso da equipe. "Quando você joga uma partida, seu corpo está fragilizado. Se você precisa pegar um voo logo em seguida, isso dificulta a recuperação adequada. Esta é a terceira vez que fazem isso conosco", afirmou.

Embora tenha reconhecido que o presidente da FIFA, Gianni Infantino, tentou minimizar a crise, Ghalenoei foi enfático ao afirmar que "foi o país anfitrião que nos maltratou". Apesar dessa tensão fora de campo, somada ao impacto do recente conflito armado em seu país, ele destacou a resiliência de seus jogadores: "Acredito que nossa maior conquista é que o mundo agora se orgulha do Irã, dos iranianos e de nossa equipe."

"Esta Copa do Mundo é um desastre"

Fazendo coro com seu treinador, o capitão Mehdi Taremi classificou o torneio como um "desastre" devido aos controles fronteiriços excessivos que enfrentam diariamente. No entanto, o atacante foi além, criticando diretamente Infantino, afirmando que o presidente da FIFA prometeu resolver esses problemas após a partida contra a Nova Zelândia, mas, no fim, a FIFA "não fez nada".

Frustrado com os obstáculos, Taremi sente que as autoridades esportivas e americanas prefeririam que a seleção iraniana se retirasse da competição rapidamente. "Quem quer nos ajudar? Quem? Se eles querem que sejamos eliminados, tudo bem, vamos embora. Mas isso não é justo", declarou.