NASA cancela veículo lunar após gastar 450 milhões de dólares para sua construção
A NASA anunciou na quarta-feira que os custos excedentes e os atrasos a forçaram a abandonar o desenvolvimento do projeto do veículo lunar VIPER na sequência de uma série de estouros no orçamento e atrasos.
No início, o envio do veículo estava previsto para 2023, com o objetivo de explorar o polo sul da Lua em busca de gelo e outros recursos. Porém, foi adiado para setembro de 2025, enquanto o custo foi projetado para aumentar para 609,6 milhões de dólares.
A agência espacial norte-americana já gastou cerca de 450 milhões de dólares (2,5 bilhões de reais) para seu desenvolvimento.
"Decisões como essa nunca são fáceis", disse Nicky Fox, administrador associado da NASA para a diretoria de missões científicas. "Mas, nesse caso, as despesas restantes projetadas para o VIPER teriam resultado no cancelamento ou na interrupção de muitas outras missões."
Embora o robô já esteja "completamente montado", ele ainda não passou pelos determinados testes com o objetivo de certificar se poderia suportar o lançamento, voar pelo vácuo do espaço e experimentar temperaturas extremas.
No entanto, a NASA acrescentou que ainda existe uma possibilidade de usar o veículo em missões futuras, seja como um todo ou em partes componentes.