Irã lança contra-ataque a alvos norte-americanos no Golfo

A Guarda Revolucionária atacou vários pontos de destacamento das tropas americanas na região.

A Marinha da Guarda Revolucionária do Irã respondeu à última agressão dos Estados Unidos nesta sexta-feira (26), bombardeando várias posições das tropas norte-americanas no Golfo Pérsico. Teerã acusou Washington de violar o cessar-fogo, acordado no âmbito do memorando de entendimento assinado na semana passada pelas duas nações.

Em comunicado divulgado pela imprensa local, a instituição declarou que os EUA realizaram um ataque aéreo contra a costa iraniana "sob diversos pretextos", acusando Teerã de impedir a passagem, pelo estreito de Ormuz, de um navio que havia navegado "por uma rota não autorizada" pela República Islâmica do Irã.

"Nos termos do artigo 5 do memorando de entendimento de Islamabad, as disposições sobre o controle do tráfego marítimo pelo estreito de Ormuz são de responsabilidade da República Islâmica do Irã", lembra a nota.

Nesse contexto, os ataques são descritos como uma ''resposta necessária'' diante da tentativa de violar o compromisso. "Caso a agressão se repita, nossa resposta será ainda mais contundente", advertem.