Os caças F-16 que os aliados da Ucrânia prometeram a Kiev ainda não chegaram, disse o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky.
"Dezoito meses se passaram e os aviões não chegaram", lamentou o político em uma entrevista à BBC publicada na manhã desta sexta-feira.
Embora tenha expressado gratidão pelo que seu país já recebeu dos aliados, afirmou que os aviões são indispensáveis para resistir ao domínio aéreo da Rússia e "desbloquear os céus".
Na semana passada, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que os primeiros caças F-16 prometidos a Kiev por um grupo de países da OTAN já estavam a caminho da Ucrânia.
"Neste momento, a transferência de aeronaves F-16 da Dinamarca e da Holanda está em andamento. E esses aviões estarão voando nos céus ucranianos neste verão", disse durante a cúpula da OTAN em Washington.
Por sua vez, Zelensky argumentou que a Força Aérea do país precisa de "120 a 130 aeronaves" para alcançar a paridade aérea com a Rússia.
Segundo estimativas da Bloomberg, com referência a fontes familiarizadas com o assunto, a Ucrânia pode receber apenas seis F-16s neste verão e até 20 no restante do ano, principalmente devido a atrasos, questões de manutenção e problemas com as pistas de pouso ucranianas e o treinamento de pilotos.